Swift

Prefácio


Além da Fogueira jamais seria um acidente. A melhor palavra para descrever a concepção deste projeto é sintonia. Uma vez que eu e meu irmão, Filipe, somos muito parecidos - afinal de contas, eu sou o caçula e sempre aprendi muito com ele -, é muito mais fácil estarmos em sintonia com nossas ideias.

No início, a escrita criativa era só uma curiosidade nossa. Escamisamos estórias e trocamos figurinhas. O mini-clubinho de escrita se tornou mais sério e passamos a participar intensamente de concursos literários pelo Brasil afora. 
"Por que não criamos o nosso próprio site sobre escrita criativa?" - falamos um ao outro, em sincronia.

As estórias têm sua origem num plano etéreo, num plano invisível em que, num espaço menor que a menor divisão de um átomo, surge uma inquietação: é o plano das ideias. Das ideias, as estórias rodeiam as fogueiras ao redor do mundo desde o princípio do verbo. O intuito deste projeto é levar as estórias para Além da Fogueira, onde seus simbolismos, seus segredos, seus mistérios possam ser discutidos e desvendados. 

Você acabou de entrar em outra dimensão, numa viagem para uma terra maravilhosa de imaginação e fantasia. Seja bem vindo ao ônibus espacial do último dia do universo; à velha casa na colina; à quinta dimensão; seja bem vindo ao Além da Fogueira.
Frederico Tales



Muitos planos são feitos ao se empreender um novo projeto. A gente se encontra por aí, entre sonhos e labirintos, cujas paredes de areia branca erguem-se tão alto que o céu não passa de uma tira fina pintada de azul. Parece que jamais vamos acordar. 

Contudo, ideias precisam de uma fôrma, de uma matriz que conceda sua forma para que possam, finalmente, solidificar-se. O sonho, o pensamento, é essa fôrma; é tão ágil que não conseguimos acompanhá-lo. Precisamos repassá-lo diversas e diversas vezes, vê-lo se transformar diante de nós, moldar-se ao mínimo toque, antes de cogitarmos afirmar que merece existir em alguma realidade objetiva. Decisão que não passa de suposição, mera presunção, ou algum lampejo, que permite agarrar no ar essa linha de pensamento e usá-la tão rapidamente quanto a sua capacidade de esvair-se por entre os dedos. 

Assim surgiu o Além da Fogueira: ideias ao vento; faísca; o momento crucial entre o pensamento e a ação; o fogo que clama pelo sopro vital para elevar-se sobre nossas cabeças.
Filipe Henz

Você também vai gostar de

2 comentários

  1. Parabéns Filipe, meu amigo. Sempre me chamava a atenção seu potencial criativo. Desejo a você e seu irmão muito sucesso nesse novo empreendimento. Abraços. Luiz Cláudio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pela força e pelos votos sinceros de sucesso, Luiz. Um abraço e as melhores energias.

      Excluir